Consultoria

 
  • Identificação de gargalos Operacionais e Financeiros

 

O mundo tornou-se um ambiente extremamente competitivo para as empresas. Especialmente para as medias e pequenas. A maioria delas cresce de forma desordenada, sem os devidos controles, realizando um trabalho brilhante do ponto de vista comercial, mas bastante frágil do ponto de vista de gestão. Dessa forma, existe uma enorme dificuldade na delegação e apuração de responsabilidades.

 

  • Planejamento Estratégico

 

As empresas médias e pequenas vivem um dilema constante. Não possuem os recursos necessários à contratação de profissionais experientes, assim como seus gestores não têm tempo para se atualizar, já que estão envolvidos na gestão do dia a dia de suas empresas. Isso cria um problema sério, que é a falta de direcionamento estratégico.

 

  • Desenvolvimento de Plano de Negócio (Business Plan)

Um Plano de Negócios nada mais é que um estudo de viabilidade do negócio ou projeto que se pretende implementar. Nesse plano são considerados o volume de venda, custos de produção, despesas totais. Dessa forma, temos uma idéia da perpectiva financeira do negócio ou projeto.

  • Recuperação de Empresas

 

Por conta dessa falta dos devidos controles e de um forte e rápido crescimento, as empresas passam por momentos difíceis. Custos não ajustados a uma nova realidade de faturamento por conta de uma crise. Falta de Capital de Giro por conta de Estoques muito elevados ou prazos de recebimentos muito dilatados. Seja qual for o motivo, quaisquer dessas "enfermidades empresariais" pode levá-la a morte. Nosso papel é o de identificar esses problemas e implementar um conjunto de soluções que recupere a saúde financeira da empresa. Normalmente por um processo de Gestão Interina.

 

  • Renegociação de Dívidas

 

Muitas vezes, a empresa precisa de alguém que sirva de interface entre a empresa e seus principais credores. Sejam eles Bancos ou fornecedores importantes de insumos, muitas vezes é necessária uma renegociação dos termos e condições dessas dívidas. Para tal, se faz necessário um extenso e detalhado planejamento dos novos termos e condições propostos a esses credores, já que a viabilidade destes deve ser devidamente assegurada / comprovada.

Fusões e 

Aquisições

 

  • Valuation

Num processo de compra ou venda de empresa, uma das etapas mais importantes do processo é o estabelecimento de um Valor Econômico para a empresa objeto de negociação. Existem várias técnicas que se aplicam a cada tipo ou realidade de cada empresa. De uma forma geral, a mais bem aceita pelo Mercado é a do Fluxo de caixa Descontado, que em resumo é a projeção dos Fluxos de Caixa futuros da empresa para em seguida descontá-los a valor presente por uma Taxa de Desconto apurada (WACC - Wheighted Average Cost of Capital ou Custo Médio Ponderado de Capital).

  • Assessoria à Parte Compradora ou Vendedora (Negociação)

O Processo de compra ou venda de uma empresa é trabalhoso e, na maioria das vezes, longo. É muito difícil coordenar um processo dessa magnitude sendo também o gestor do dia a dia da empresa. Existe uma infinidade de etapas ao longo do processo, que uma vez renegadas podem causar o fracasso do processo como um todo.

  • Estruturação de Operação

Existe uma infinidade de formas como uma operação de compra e venda de empresa pode se concretizar. Fusões, Cisões, Incorporações, Transações em Cash, Troca de Ações ou Participações, Subscrição de novas Ações, Aumento de Capital e outros.

  • Escrow Account (Garantias)

Garantias contra eventuais perdas decorrentes de Contingências Fiscais ou Trabalhistas que possam vir a se concretizar após o fechamento da Transação.

  • Estruturas de Earn Out

Muito comum em empresas prestadoras de serviços, onde o novo acionista requer o cumprimento de determinadas metas (operacionais e/ou financeiras) para efetuar o complemento do pagamento da Transação (parte variável).

  • Assunção de Dívidas

Um novo acionista pode assumir os passivos da empresa adquirida, deduzindo esse montante do Valor da Transação. É uma operação complexa do ponto de vista prático, pois pressupõe a troca de todas as garantias ou avais das operações de crédito assumidas pela empresa adquirida.

 

Treinamento

 
  • Treinamento